Novas Rampas “Na Mira”


   No dia 31 de janeiro de 2011, fiz uma “Volta Olímpica” em Alagoas, para ver a possiblidade de novas rampas em outras cidades. Já havia achado um local para rampa em União dos Palmares, em 2009, numa área situada no Parque Memorial Zumbi dos Palmares, mas que está faltando a limpeza da decolagem.

   Nessa “Volta Olímpica”, passei por Igaci, Palmeira dos Índios, Tanque D’darca, Maribondo, Pindoba e Cajueiro.

   As cidades de Tanque D’Arca, Pindoba e Cajueiro têm locais excelentes para Rampa de Voo Livre. Serão 3 rampas, para se juntar à futura rampa da cidade de União dos Palmares.

   Tanque D’Arca tem uma serra de 375m de desnível, mas falta estrada até ao topo. Chega de carro até 120m abaixo do topo. Fui informado, na prefeitura da cidade, que será aberta estrada até no alto da serra, mas sem data prevista.
Rampa de Tanque D’Arca

   Em Pindoba a rampa já está operacional e tem 185m de desnível, com uma vasta área de pouso; está localizada proximo do trevo de acesso à Pindoba, na BR-316.
 
 
Rampa de Pindoba

   No município de Cajueiro, bem próximo do trevo da BR-316 que dá acesso à Viçosa e Cajueiro, está a serra mais alta de todas as pesquisadas. Tem mais de 400m de desnível, possui torres no seu topo, mas o acesso é feito somente de motocicleta, por uma trilha (assim disse um transeunte). Será a mais próxima pra quem sai de Maceió, via BR-316, embora Pindoba esteja só 8km à frente e Tanque d’Darca mais 25km.

Rampa de Cajueiro

   Para o voo de distância, o famoso XC, esta rota é muito promissora, por margear o tempo todo a BR-316, que segue em direção ao interior da Bahia.

Para facilitar chegar nos locais, um mapinha da região das rampas:

Deixe um comentário