Inauguração da Rampa de Tanque d’Arca 1


   No dia 8 de fevereiro de 2012, eu (Luís Resende), com uma asa delta e o piloto Emerson Miranda, com seu parapente, inauguramos a rampa de voo livre na cidade de Tanque d’Arca, em Alagoas. Um maciço de pedra com 375 metros de desnível em relação à cidade e 600 metros em relação ao nível do mar, com alguns quilômetros de extensão.
   A serra de Tanque d’Arca está numa posição privilegiada para aqueles pilotos ávidos por quilometragem de voo, pois está situada na “porta de entrada do sertão alagoano”, com a BR-316 delineando toda a rota para os voos de longa distância, atravessando toda “as Alagoas” e entrando pelo sertão de Pernambuco….
    Nesse primeiro voo de teste do local, já deu para perceber o grande potencial que tem essa rampa, pois mesmo decolando no final da tarde, já às 17:00h (não tem horário de verão por aqui), foi facilmente atingida uma altura de 400 metros acima da decolagem; mais alto que a própria altura da decolagem em relação à cidade, que é de 375 metros. Ainda sobrevoei toda a cidade com altura superior a da rampa.
   O voo foi um misto de efeito orográfico (lift) com térmicas já fracas. O variômetro, equipamento que marca a “força” das térmicas, chegou a registrar picos de mais de 2m/s… e no final do dia. Imagine no horário de atividade térmica boa, que por aqui pode começar antes das 8:00h, pois o dia inicia-se às 5:00h (ou antes), dependendo da época do ano.
   Como o vento estava bem forte nesse dia, o Emerson Miranda só conseguiu decolar de parapente no final da tarde.
   Agora é esperar a conclusão das obras da estrada que dará acesso ao topo da serra, que já estão em plena execução.
   Nossos agradecimentos à prefeitura da cidade, em especial ao prefeito Roney Valença e também ao Cristiano Valença, que vem apoiando essa iniciativa, que é o voo livre em Tanque d’Arca… e um agradecimento especial à galera que ajudou no transporte dos equipamentos de voo pro alto da serra, pois atualmente a estrada termina uns 120 metros de desnível, abaixo do topo da serra, com uma boa caminhada por trilha.
   O futuro reserva excelentes voos em Tanque d’Arca, local que tem potencial para quebra de recordes, sejam eles pessoais ou marcas a superar.
   

   Seguem algumas fotos desse primeiro voo, inclusive da galera que ajudou a transportar os equipamentos.




Deixe um comentário

Um pensamento em “Inauguração da Rampa de Tanque d’Arca